Esse sítio tem como finalidade divulgar as múltiplas atividades do grupo de pesquisa Sociedade Brasileira Contemporânea: cultura, democracia e pensamento social, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Esse grupo surgiu a partir da convergência de interesses em torno da sociedade brasileira contemporânea, com foco em três aspectos que já vinham sendo trabalhados pelos seus pesquisadores, a saber, o pensamento social, a questão da cultura e os processos políticos e identitários de grupos e movimentos sociais. Tais dimensões têm como eixo comum a problemática da democracia no âmbito das interpretações, da produção cultural e das práticas sociais, procurando estabelecer relações entre elas, suas interrelações com a cultura política, bem como com os desafios teóricos e metodológicos.

A partir de 2008, o Grupo incluiu em suas preocupações teóricas e metodológicas um diálogo com a produção intelectual latinoamericana e africana contemporâneas, buscando uma interlocução com o pensamento crítico e o debate emergente acerca do pos-colonialismo e dos estudos culturais em suas distintas vertentes.

Linhas de pesquisa
Arte e Política: Literatura, cinema e artes visuais na América Latina e África
Cultura, sociologia crítica e produção do conhecimento na América Latina e África
Sociedade civil, processos midiáticos e democracia

Pesquisadores
Adelia Maria Miglievich Ribeiro
David do Nascimento Batista
Diogo Valença de Azevedo Costa
Eliane Veras Soares
José Afonso Chaves
Maria Eduarda da Mota Rocha
Maria Lucia de Santana Braga
Paulo Marcondes Ferreira Soares
Remo Mutzenberg
Ronaldo Laurentino de Sales Júnior
Rosane Maria Alencar da Silva

Visite o site da “Sociedade Brasileira Contemporânea”

Deja una respuesta