Entre los días 19 y 22 de noviembre de 2013, en la ciudad de João Pessoa, Brasil, tendrá lugar el “III Semana de Antropologia do PPGA/UFPB. O Ofício do Antropólogo”. Invitamos a participa en el GT 2 Antropologia das Emoções e da Moralidade, coordinado por Mauro Guilherme Pinheiro Koury, Roberta Bivar Carneiro Campos y Simone Magalhães Brito.  Las inscripciones y envío de resúmenes se encuentran abiertas hasta el día 31 de agosto de 2013. Para más información consultar  en:  Ir al enlace.

A continuación adjuntamos la presentación del Grupo de Trabajo.

GT 2 Antropologia das Emoções e da Moralidade.

Coordenação: Mauro Guilherme Pinheiro Koury (PPGA/UFPB-GREM) / Roberta Bivar Carneiro Campos (PPGA/UFPE-GREM) / Simone Magalhães Brito (PPGS/UFPB-GREM).
A discussão das sensibilidades cotidianas e temas relacionados às emoções e as moralidades são interesse desse GT: conformação de vínculos sociais, sofrimento social, disciplina, vitimidade e vitimização, alteridade, memória social e emoções específicas como aflição, solidão, exclusão, sentimentos de perda e medos, etc., e às ações de justificação-acusação que redundem em discursos e práticas morais, em humilhação individual ou coletiva (cultural, social ou política), e a vergonha, ódio, angústia e depressão. Interessa ainda estudos sobre emoções e moral que indaguem sobre questões relacionadas com a felicidade, o amor, o encontro/desencontro, o prazer, a solidariedade, a amizade, em uma visão antropológica e interdisciplinar, além de contemplar pesquisas ligadas a ideias de correção normativa e noções de justiça.

As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail: grem@cchla.ufpb.br.

 

Deja una respuesta